segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Denúncias de crimes contra idosos crescem 221% em MG

Denúncias de crimes contra idosos crescem 221% em MG



DA REDAÇÃO - Em apenas um mês de lançamento - 22 de outubro a 22 de novembro - da Campanha de Valorização da Pessoa Idosa, o número de denúncias de crimes contra esse público deu um salto de 221%, no comparativo com os 30 dias que antecederam o início da campanha. Foram 90 denúncias recebidas pelo Disque Direitos Humanos (0800 031 1119), sendo 28 o número registrado no período anterior. Já no acumulado deste ano, o crescimento foi de 44%, quando comparado aos dez primeiros meses de 2008: 216, ante 150 denúncias. O serviço, que garante o sigilo do denunciante, é gratuito e coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

Veja também:
Vacinação contra Meningite C é aberta neste sábado
Grupo lança movimento contra a instabilidade política de Ipatinga
Horário especial do comércio começa no dia 14 em Ipatinga


Jorge Noronha, coordenador do Disque Direitos Humanos, conta que as ligações continuam com um crescimento impressionante. "O problema já existe e a campanha vem para sensibilizar a população sobre as violações que os idosos sofrem. Além disso, divulga e disponibiliza o serviço para os mineiros", ressaltou.
O crime mais denunciado foi o de maus-tratos familiares. Nessa categoria, após o lançamento da campanha, o crescimento foi de 259%, sendo 17 denúncias nos 30 dias anteriores ao início da campanha e 61 no pós. Já no comparativo dos dez meses, o salto foi de 23%. Foram 128 denúncias de maus-tratos, contra 104.
"Esses números vão ajudar a diagnosticar os tipos de crimes e em quais regiões ocorrem com mais frequência. Isso vai nos dar subsídios para apresentar políticas públicas para combater a violação dos direitos dos idosos, até que possamos mudar essa realidade", declarou o presidente do Conselho Estadual do Idoso, Felipe Willer.

Campanha de Valorização

A campanha de valorização da pessoa idosa foi lançada pelo Governo de Minas, em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), no dia 22 de outubro, com o objetivo de mobilizar a sociedade para os problemas vividos por essa população. A ação é realizada por meio da veiculação de filmes e anúncios pelos veículos de comunicação do Estado.
Em Minas Gerais, vivem 2,8 milhões de idosos, número que corresponde a 14,6% da população do Estado, segundo o IBGE (Censo 2007). Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que 62% dos lares brasileiros são mantidos pelos idosos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sobrinho de Viana dá surra em médico no Acre



Acabou na polícia de Rio Branco (AC) a briga, na última terça-feira, do médico Diego Viana, 26, sobrinho do ex-governador petista Jorge Viana e do senador Tião Viana (PT), com outro médico, o peruano Augusto Júlio Muñoz, 54. Diego quase atropelou o colega de pronto-socorro e o agrediu a socos e pontapés. Muñoz levou a pior e foi atendido na emergência. E Diego ainda quer se deputado federal pelo PT do Acre.

Longa briga
A briga entre Diego Viana e Augusto Muñoz começou de manhã, no estacionamento. Ao meio-dia se esbarraram e a confusão recomeçou.

Por pouco
A briga foi tão violenta que testemunhas contam que o resultado só não foi pior porque a Polícia Militar apareceu para intervir.

Consequências
Muñoz agora pretende mover uma representação no Conselho de Ética do Conselho Regional de Medicina do Acre contra Diego Viana.

O filho do vírus
É mentira, mas é bem pensado: falso alerta na internet diz para não abrir a mensagem "Brasileiro idiota", falando mal de Lula. "Destrói tudo".

Lula só pensava naquilo
O governo chamou de "maluca" a denúncia do ex-ativista político e fundador do Partido dos Trabalhadores César Benjamim à Folha de S.Paulo, de que Lula teria tentado estuprar um jovem na prisão durante a ditadura. É gravíssima e precisa ser provada, mas o assunto “sexo” é recorrente na fala do presidente: à revista Playboy, em julho de 1979, confessou sua iniciação sexual aos 16 anos com uma cabra.

O homem de ferro
Contou de brincadeira que posaria nu para a revista, porque "as mulheres querem saber se o metalúrgico tem pinto de ferro ou não".

Lição de autonomia
Na última visita do ex-presidente George W. Bush ao Brasil, Lula citou o "ponto G." das relações entre os dois países. Não traduziram.

Inimputável
Lula já achou um culpado para o apagão, que para ele não dependeu de “vontade humana”. Ou foi Deus ou o foi o ET de Varginha...

Rabo de foguete
O assunto nem foi citado na natimorta CPI da Petrobras: a privatização na marra, sem leilão, da Petroflex, fabricante do propelente sólido dos foguetes brasileiros, o PBH/OH. Vendida a uma multinacional de química, virou Lanxess, a maior fornecedora de borracha sintética da AL.

Aposentadoria
O ministro do Superior Tribunal de Justiça Nilson Naves, que já foi presidente da Corte, vai se aposentar em abril de 2010, quando completa 70 anos, no dia 28. Naves é ministro do STJ desde 1988.

Divisão de quadros
O PMDB na Câmara dos Deputados está tão certo da vitória de Dilma Rousseff em 2010, que até começou a dividir os espólios: Henrique Alves (RN) quer suceder Michel Temer; Eduardo Cunha trabalha para ser o novo líder na Câmara e a bancada almeja ocupar três ministérios.

O começo
As investigações da Op. Pandora no DF envolvendo o secretário Durval Barbosa começaram na delegacia de crimes contra administração pública da Polícia Civil. Mas o delegado encarregado foi afastado.

Pânico em Salvador
O ministro Hélio Costa autorizou a RedeTV!, sem consulta pública, a utilizar o canal 59+ RTV de Salvador. A autorização existe sob caráter excepcional e vai vigorar até que se ultime a consulta pública.

Eficiência zero
O presidente da Eurasia, uma das maiores consultorias política do mundo, Ian Bremmer, escreveu artigo em que prevê que a Petrobras ficará cada vez mais inchada de cargos, menos eficiente e muito menos rentável se toda exploração do Pré-sal for coordenada pelo governo.

Desautorizado
O presidente do DEM do Paraná, deputado Abelardo Lupion, tinha fechado aliança para apoiar o senador Osmar Dias (PDT) ao governo do Estado. Mas uma rebelião liderada pelo deputado Alceni Guerra inviabilizou o acordo. O DEM vai apoiar o prefeito Beto Richa (PSDB).

Tô fora
O ex-prefeito de Recife, João Paulo (PT), rompeu com o governador Eduardo Campos e pediu demissão do cargo de secretário de Articulação Regional. Ele “não aceitou” que um apadrinhado seu, Alexandre Catão, fosse afastado do comando do porto de Recife.

Pergunta ao Luulaaa!
E aí, depois da propaganda de papel higiênico no rádio, Lula 51 vai para o trono ou não vai?

PODER SEM PUDOR
Cobrança gaúcha
Jornalista competente, o ex-deputado gaúcho Adroaldo Streck foi destacado certa vez, nos anos 60, para cobrir a visita a Porto Alegre do presidente João Goulart, seu conterrâneo. Papo vai, papo vem, ele resolveu brincar, cobrando de Jango uma promessa de emprego. O presidente sustentou:
- Então vou te nomear procurador.
- Procurador não dá, presidente, eu não sou advogado...
- Assim fica difícil. Tu não te ajudas! – despachou Jango.


“Pensamos na hipótese de empresários”
Presidente do PV, José Luiz Penna, sobre o vice na chapa de Marina Silva à Presidência

Com Teresa Barros e Tiago de Vasconcelos
www.claudiohumberto.com.br
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Alho cultivado em Minas alcança produtividade recorde



Minas Gerais lidera neste ano a produção de alho do país, com cerca de 22,2 mil toneladas, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este volume corresponde a 25% da safra nacional, segundo avaliação da Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). “O aumento da produção mineira, de quase 1%, foi obtido com o cultivo em uma área inferior à de 2008, o que comprova a agregação de tecnologia ao plantio e a ação benéfica do clima”, diz o superintendente João Ricardo Albanez.

Ele enfatiza que a produtividade do alho em Minas alcança neste ano um índice histórico, com o registro de um volume superior a 12 toneladas por hectare. “A área de cultivo, em 2009, foi de 1,8 mil hectares, quase idêntica à de dez anos atrás. Naquele período a produção alcançou volume pouco superior a 10,2 mil toneladas, cerca de 24% inferior ao registrado neste ano”.

Na região do Alto Paranaíba, onde predomina uma agricultura com alto índice tecnológico, estão concentrados os municípios que lideram a produção de alho no Estado, informa o coordenador estadual de Olericultura da Emater-MG, Georgeton Silveira. Para ele, “isso explica os crescentes índices de produtividade das lavouras, porque os agricultores envolvidos na atividade são geralmente de grande porte e investem na melhoria do cultivo. A variação da produtividade na região é de 15 a 20 toneladas por hectare, enquanto a média do país fica em 8 toneladas por hectare.”

O município de Rio Paranaíba, com uma safra de 10,5 mil toneladas, lidera a produção mineira de alho. Em segundo lugar está Campos Altos, com pouco mais de 4,0 mil toneladas. Na terceira posição encontra-se o município de Santa Juliana, com 2,2 mil toneladas. Também apresentam produção expressiva os municípios de Guarda-Mor, no Noroeste, e de São Gotardo, este também localizado no Alto Paranaíba. A produção de alho dos cinco municípios, em 2009, é da ordem de 18,7 mil toneladas, mais de 84% da safra total da olerícola no Estado.

Fonte: Agência Minas

0 comentários:

CompraVenda
Dólar Comercial1,72401,7260
Dólar Paralelo1,82001,9200
Euro (Dólar)1,51401,5140
Euro (Real)2,61002,6120
Atualizado 25/11/2009 23h45
› Dolar › Euro › Indicadores Econômicos › Indicadores de Inflação › Indicadores Diversos › Cálculo e emissão de impostos em atraso
 

Blogroll

Site Info

noportalnoticia Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template